Quais sao os problemas de saneamentos enfrentado por minas gerais,de quem e a responsabilidades desses problemas
Respostas
Os dejetos das casas caem direto no Córrego Pica-Pau e se mistura a muito entulho e lixo. Um lugar que não oferece condições básicas de infraestrutura.
Um dos moradores mais antigos já viu várias enchentes no local. Ele é o presidente da associação de moradores e diz que a prefeitura já prometeu canalizar o córrego.
Segundo o diretor da associação, o primeiro pedido de canalização foi protocolado em 2007.
A falta de saneamento básico é problema em vários bairros de Contagem. No Inconfidentes, o córrego está totalmente poluído e o esgoto das casas é jogado diretamente na água. Um lugar tomado pelo lixo e pelo mato. Muitas pessoas, entre elas crianças, precisam atravessar pontes improvisadas para sair ou chegar em casa.
Nas margens e na água, há sacolas, garrafas pet. Todo tipo de lixo jogado principalmente pelos moradores.
Segundo a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), 20% do esgoto de Contagem não tem saneamento. Em 2003, um convênio foi firmado com a prefeitura, mas os recursos de R$ 120 não foram suficientes para realizar todas as obras previstas.
Uma delas seria no Córrego Vila Rica, que agora ficou sob responsabilidade da prefeitura. Já o Córrego Pica-Pau, no bairro Parque São João, será canalizado pela Copasa até 2014.
A Prefeitura de Contagem informou que o Córrego Vila Rica deve ser saneado até 2013, mas ainda não há projeto ou verbas garantidas para a realização das obras.