Respostas
As abas das bacias sedimentares, por vezes, são ultrapassadas pelos divisores de águas que se encontram na escala 1/ 5000. 000. Com isso esses divisores encontram-se em terrenos de outras idades, desta forma não há coincidência entre as partes terminadas das bacias sedimentares e os divisores de água. Com o efeito de se ilustrar melhor, será indicado os diferentes trechos do divisor de águas da Bacia Amazônica, compreendendo terrenos que se estendem do Arqueano até o Holoceno.
A Bacia Nordestina nos Estados do Maranhão e Piauí, tem os rios em sua totalidade correndo sobre rochas sedimentares. Já a parte oriental apresenta a serra da Borborema como importante divisor, a qual é composta basicamente de rochas cristalinas. Os rios dessa área correm para o leste, atravessando o Agreste e a Mata. Por outro lado os rios que vão para o norte atravessam terrenos de idade muito variadas.
Em relação a relevo, o relevo que se constitui como divisor de águas em uma região é a chamada cadeia montanhosa, por ser um relevo extenso. Isso acontece devido ao fenômeno do intemperismo, fazendo modificações no relevos e trazendo-o para perto de fluxos de água.
O relevo
O chamado relevo nada mais é que um conjunto de formas e modificações que são observadas e perceptíveis na superfície da Terra. São decorrentes de ações e fenômenos por agentes externos e agentes internos. Esse conjunto de diferentes faces topográficas é chamada de relevo.
O relevo também tem haver com fluxos de água, isso porque, as cadeias montanhosas, são consideradas relevos divisores de águas. Devido a força do intemperismo, as modificações no relevo fazem com que esse relevo extenso fique localizado perto de fluxos de água.
Aprenda mais sobre relevo aqui: brainly.com.br/tarefa/2225279
#SPJ2