• Matéria: Direito
  • Autor: biancabomfim59
  • Perguntado 7 anos atrás

Vimos que a raça se firma como um conceito de base pretensamente biológica na segunda metade do século XIX. Dentre os fatores que poderiam influenciar características como a cor da pele, formato dos olhos ou textura dos cabelos eram atribuídas a fatores como o clima, a geografia e as migrações. De que forma podemos ler, nas assertivas abaixo, uma posição crítica a esse conceito de raça?

A raça é proveniente da natureza e não da forma como cada grupo constrói culturalmente a idéia do que é diferente, do que é bom ou do que é belo.
A raça e, consequentemente, a hierarquização do que é melhor ou pior é um conjunto de construções sociais que procuram explicar a dominação a partir das diferenças que se encontram na fisionomia de diversos grupos.
O racismo e as percepções de raça de fato não dizem respeito a dados da realidade mundial, dizem respeito a discursos políticos específicos que distorcem a forma como as pessoas interpretam as relações sociais.

Respostas

respondido por: maarigibson
4

A alternativa correta é “O racismo e as percepções de raça de fato não dizem respeito a dados da realidade mundial, dizem respeito a discursos políticos específicos que distorcem a forma como as pessoas interpretam as relações sociais”.

O determinismo social foi amplamente utilizado no século XIX e XX como forma de justificar a exploração da Ásia e África. Com isso, os europeus eram considerados superiores pela cor da pele.

Além disso, o discurso de raça foi usado para atrocidades da Segunda Guerra Mundial, pela doutrina dos arianos e o antissemitismo, pela justificativa de inferioridade genética. Portanto, a alternativa consiste em uma crítica à teoria.


alysonsilva96gomes: Amigo Infelizmente a reposta correta é A raça e, consequentemente, a hierarquização do que é melhor ou pior é um conjunto de construções sociais que procuram explicar a dominação a partir das diferenças que se encontram na fisionomia de diversos grupos.
Perguntas similares