Assim, a indústria cultural, os meios de comunicação de massa e a cultura de massa surgem como funções do fenômeno da industrialização. É esta, através das alterações que produz no modo de produção e na forma do trabalho humano, que determina um tipo particular de indústria (a cultural) e de cultura (a de massa), implantando numa e noutra os mesmos princípios em vigor na produção econômica em geral: o uso crescente da máquina e a submissão do ritmo humano de trabalho ao ritmo da máquina; a exploração do trabalhador; a divisão do trabalho. COELHO, T. O que é indústria cultural? São Paulo: Brasiliense, 1993. De acordo com o texto, a relação entre as empresas de comunicação e a industrialização se caracteriza pela a) sujeição da mídia à vontade popular. b) subordinação das artes ao interesse material. c) adaptação das empresas às demandas sociais. d) contribuição do mercado à liberdade artística. e) adequação da tecnologia às preferências coletivas.
Respostas
respondido por:
116
Olá!
Podemos primeiramente evidenciar que a indústria cultural é aquela que por meio das mídias e plataformas semelhantes dissemina determinadas ideias além de determinados conteúdos, induzindo assim uma grande maioria a pensar de forma semelhante, buscando eliminar pensamentos genuínos.
Diante disso, podemos afirmar que a indústria cultural pode ser caracterizada de forma correta como e) adequação da tecnologia às preferências coletivas.
respondido por:
35
Resposta:
e) adequação da tecnologia às preferências coletivas.
Explicação:
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás