Respostas
Carta de Fundação da Igreja de Lardosa 882 d.C.[ O mais antigo documento original português conservado, escrito em latim
Notícia de fiadores 1175 Uma única frase escrita no que alguns acham que já se poderia considerar uma língua galego-portuguesa, diferente do latim. Pequena lista de nomes que termina com uma frase que apresenta sintaxe e morfologia portuguesas: "Istos fiadores atan .v. annos que se partia de isto male que li avem."
Pacto dos irmãos Pais c. 1175 Considerado por seu descobridor o mais antigo documento galego-português (embora ainda estivesse mais próximo do latim do que do português, e não tenha data, sendo apenas suposição que possa ser mais antigo que o Testamento de Afonso II). Não há prova da data em que foi escrito; a data é apenas uma suposição; é apenas datável criticamente.
Testamento de Afonso II 1214 O mais antigo documento em galego-português com data conhecida Frequentemente considerado o primeiro documento escrito em "português" (embora a língua não fosse ainda distinta da galega)
Notícia de torto 1215-1216 Possivelmente o segundo mais antigo documento escrito em galego-português Longa narrativa dos agravos que Lourenço Fernandes da Cunha sofreu às mãos de outros senhores
Foro do bõ burgo de Castro Caldelas 1228 O mais antigo documento em galego-português escrito na Galiza