em que sentido o emprego do pronome "isso" pode auxiliar na resolução de problemas relacionados às orações subordinadas substantiva?
Respostas
Olá!
Orações subordinadas substantivas são aquelas que apresenta, direta dependência com a oração principal, exercendo assim, função sintática quando tratamos da relação desta com oração principal.
O pronome "isso", portanto, pode atuar nessas orações fazendo a relação entre ambas orações, permitindo assim essa relação que tanto é necessária no contexto acima evidenciado, em se tratando de orações subordinadas substantivas.
Trata-se de uma estratégia de identificação. "Isso" é um pronome substantivo, ou seja, ele pode aparecer na oração como núcleo de sintagma nominal. Ora, uma oração subordinada *SUBSTANTIVA* é um sintagma nominal formado por uma oração. Se você conseguir trocar a oração subordinada pelo pronome "isso", está confirmado que é uma oração subordinada substantiva. Classificando a função sintática do pronome, você terá o tipo de subordinada.
Exemplo:
"Eu pedi que ele lavasse a varanda." → Eu pedi isso.". "Isso" é objeto direto, a oração é subordinada substantiva objetiva direta.