Soares (2009, p. 18), destaca que letramento é o resultado da ação de ensinar ou de aprender a ler e escrever; é o estado ou a condição que adquire um grupo social ou um indivíduo como consequência de ter-se apropriado da escrita. O letramento permite aos sujeitos adquirirem um novo estado ou condição resultante das mudanças nos aspectos linguístico, cognitivo, social e político. Diante desta reflexão e de acordo com o que foi estudado, sabemos sobre a importância de uma sociedade letrada, sendo assim, qual a diferença entre alfabetização e letramento? Em sala de aula qual o papel do professor alfabetizador com relação a formar alunos letrados?
Para responder à questão, você deve produzir um texto entre 10 e 15 linhas. O texto escrito deve ser construído com base em suas ideias acerca do assunto estudado.
Respostas
respondido por:
15
Olá!
A alfabetização compreende o processo de decodificação dos códigos e letras do sistema de escrita brasileiro, ao passo que letramento se refere à capacidade de interpretação e reflexão dos alunos em relação aos textos apresentados.
Dessa forma, torna-se essencial o estímulo dos educadores ao letramento, para que os futuros cidadãos sejam capazes de potencializar o raciocínio crítico e poder reflexivo.
alellekeleke:
O professor que vai alfabetizar deve trabalhar em sala de aula com a leitura e a escrita para poder LETRAR os seus alunos. , vale ressaltar que quanto, mas o aluno tiver conhecimento da escrita maior será seu grau de letramento, fazendo assim com que o professor alfabetizador consiga letra seus alunos e obtendo bons resultados.
respondido por:
1
Resposta:
Alfabetizar na perspectiva do letramento, é atribuir significado na oralidade e na escrita permitindo que as crianças encontrem significados para o seu uso no dia a dia. O trabalho com diferentes gêneros textuais, possibilita um maior contato e uso com resinificação do aprender.
Explicação:
Perguntas similares
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás