2 - Cinco amostras com ácidos nucleicos foram analisadas quimicamente e apresentaram os seguintes resultados abaixo, identifique cada um deles em relação ao DNA e ao RNA I – 1º amostra contém Timina II – 2º amostra contém Ribose III – 3º amostra contém Uracila IV – 4º amostra contém Dupla hélice V – 5º amostra contém 20% guanina e 30% de citosina
Respostas
O DNA (ácido desoxirribonucleico) é uma molécula formada por duas fitas, num formato de dupla hélice - como se fosse uma escada em espiral. Apresenta as bases nitrogenadas Adenina, Timina, Citosina e Guanina, cada uma ligada a um açúcar de 5 carbonos: a desoxirribose. Como são duas fitas, uma fita é complementar à outra, a partir dos pares formados pelas bases. Tais pares são A-T e C-G. Sendo assim, a porcentagem de Adenina é a mesma porcentagem de Timina, assim como a porcentagem de Citosina é a mesma da de Guanina.
Já o RNA (ácido ribonucleico) é uma molécula de apenas uma fita, contendo as bases Adenina, Uracila, Citosina e Guanina (a timina é trocada pela uracila aqui). Elas estão agora ligadas a um açúcar diferente, ainda de 5 carbonos: a ribose.
Com tudo isso em vista, podemos dizer que a amostra I vem do DNA, já que apresenta a Timina. A amostra II vem do RNA, já que contém Ribose. A III vem também do RNA, por ter a Uracila. A IV é uma amostra de DNA, identificado pela dupla hélice. E, por último, a amostra V, que vem do RNA, já que as porcentagens de C e G são diferentes, enquanto no DNA teriam obrigatoriamente que ser iguais.