• Matéria: Pedagogia
  • Autor: ninhaebaby
  • Perguntado 7 anos atrás

Continuando nosso estudo sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica, vamos observar o texto abaixo. A sociedade, na sua história, constitui-se no locus da vida, das tramas sociais, dos encontros e desencontros nas suas mais diferentes dimensões. É nesse espaço que se inscreve a instituição escolar. O desenvolvimento da sociedade engendra movimentos bastante complexos. Ao traduzir-se, ao mesmo tempo, em território, em cultura, em política, em economia, em modo de vida, em educação, em religião e outras manifestações humanas, a sociedade, especialmente a contemporânea, insere-se dialeticamente e movimenta-se na continuidade e descontinuidade, na universalização e na fragmentação, no entrelaçamento e na ruptura que conformam a sua face. Por isso, vive-se, hoje, a problemática da dispersão e ruptura, portanto, da superficialidade. Nessa dinâmica, inscreve-se a compreensão do projeto de Nação, o da educação nacional e, neste, o da instituição escolar, com sua organização, seu projeto e seu processo educativo em suas diferentes dimensões, etapas e modalidades

Respostas

respondido por: thaissacordeiro
6

Olá.

Como vai?

Você não colocou a sua dúvida, porém podemos fazer uma reflexão sobre o texto.

A autora ou autor faz um aparato sobre a educação contemporânea e as dificuldades apresentadas por esse tema atualmente.

Podemos acrescentar ainda que, de acordo com o autor do texto, a educação deve ser vista como um direito humano, tanto no seu aspecto individual, quanto no coletivo.

E que a educação é um processo que é concretizado nas relações sociais, ou seja, diante das interações com os demais.

E por fim, o autor acredita que a educação é realizada por meio dos saberes e valores estabelecidos nas relações sociais.

Espero ter ajudado!

Perguntas similares