Respostas
Eles tem a reprodução SEXUADA.
As aves possuem sexos separados. Em cada espécie, os machos possuem glândulas sexuais chamadas testículos e as fêmeas, ovários. Nas aves, os testículos são em número de dois, em cada macho; as fêmeas possuem apenas um ovário. Os testículos produzem espermatozóides e os ovários produzem óvulos. A união de um espermatozóide com um óvulo produz o ovo, quando ocorre a fecundação.
As fêmeas produzem óvulos que, se não fecundados também são botados. É o caso dos ovos de granja. A fêmea põe os ovos pela cloaca, que é uma abertura genito-excretora do qual elimina as fezes, urina, além dos ovos. Por um certo tempo, choca os ovos, isto é, fornece calor necessário para que nasçam os seus descendentes.
O tempo necessário para que o filhote nasça difere de espécie para espécie, também varia o número de ovos, o tamanho, o formato e a coloração. Em algumas espécies, somente a fêmea choca os ovos, em outras, somente o macho, e existem ainda espécies em que ambos o fazem.
O feto desenvolve-se dentro dos ovos. Em espécies chamadas nidícolas, isto é, que permanecem após o nascimento recebendo os cuidados dos pais, os filhotes nascem sem penas. Já os nidífugos, que nascem praticamente formados com penas são mais auto-suficientes, alimentando-se sozinhos.
A maioria das aves constrói estruturas denominadas ninhos, para abrigar ovos e filhotes. Essas estruturas geralmente são construídas em arvores, barrancos e no chão. São construídas principalmente por material vegetal, proporcionando conforto e segurança para ovos e pequenos filhotes.