• Matéria: Português
  • Autor: viniciusabreu5999
  • Perguntado 7 anos atrás

2. Sobre polifonia e intertextualidade, qual a análise incorreta? (A) A polifonia é a incorporação ao discurso de asserções emitidas diretamente por terceiros. (B) A polifonia é um reforço à linha argumentativa e ao recorrer a vozes alheias pelas citações, busca fundamentar proposição. (C) Na intertextualidade a citação direta é uma ocorrência predominante na fundamentação do argumento. (D) A intertextualidade sem uma intenção exclusivamente argumentativa repete - ideias e falas - de outros emissores, as quais serão notadas em função do repertório de leitura do interlocutor e não pela citação direta. (E) A paráfrase é um recurso linguístico presente tanto na polifonia quanto na intertextualidade

Respostas

respondido por: jalves26
6

A) Verdadeiro - A polifonia consiste em trazer outras "vozes" para o texto, ou seja, trazer outros pensamentos através da citação direta da ideia de outra pessoa.


B) Verdadeiro - A polifonia pode ajudar a fundamentar argumentos do texto, uma vez que traz a visão de especialistas sobre o assunto, ajudando a demonstrar que os argumentos estão bem embasados.


C) Falso - A citação direta não é predominante na intertextualidade, pois este recurso é marcado pela influência de um texto sobre outro. Ou seja, um texto que apresenta intertextualidade apenas tem outro como referência para a sua construção, sem "copiar" diretamente seu conteúdo.


D) Verdadeiro - Quando um texto é influenciado por outros, mas não tem intenção argumentativa, ele apenas vai repetir as ideias do outro texto. E isso pode ser percebido pelo interlocutor que conheça tal texto.


E) Verdadeiro - Paráfrase consiste na reescrita de um texto, mantendo suas ideias. Portanto, está presente tanto na polifonia (citação a outro texto) quanto na intertextualidade (referência a outro texto).


Alternativa C.

Perguntas similares