Os marcos Legais que orientam as práticas da Educação Infantil defendem uma visão de criança que supera a concepção reducionista que a considera como um “pequeno adulto”. Nesse sentido, a visão de criança que prevalece nos documentos oficiais é: Assinale a alternativa correta: Escolha uma:
Respostas
Olá!
Você esqueceu as alternativas,
a. A criança, ao mesmo tempo em que é marcada pelo meio social que se situa, também contribui para influenciá-lo. Dessa forma, constitui-se como um sujeito que interage e transforma o meio em que vive.
b. A criança é um ser ainda incompleto, portanto, precisa de muitos cuidados e auxílios, só assim poderá se tornar um adulto pronto, completo.
c. É preciso olhar a criança como ser que já nasce pronto, cujo desenvolvimento se dá por sua própria iniciativa e capacidade de ação.
d. A criança é um produto da história e da cultura. Seu processo de crescimento a transformará em um adulto produtor da história e da cultura.
Agora podemos responder corretamente.
A alternativa A está correta.
Bem, a formação da criança deve levar em consideração não só o aprendizado didático dentro do espaço escolar, mas sua socialização e experiência no espaço não escolar, ou seja, o meio social o qual ela está situada.
Por isso, a criança em formação deve ser transformada em um ser social que exerce a cidadania e o aprendizado obtido ao longo dos anos para viver coletivamente.
Até mais!