Com relação à notificação compulsória de doenças, agravos e eventos de saúde pública nos serviços de saúde públicos e privados em todo o território nacional, assinale a alternativa INCORRETA: a. Deve ser realizada pelo profissional de saúde ou responsável pelo serviço assistencial que prestar o primeiro atendimento ao paciente, em até vinte e quatro horas. b. É restrita e obrigatória para os médicos responsáveis pelos serviços públicos e privados de saúde. c. Notificação Compulsória Negativa (NCS) é uma comunicação semanal realizada pelo responsável pelo estabelecimento em saúde, informando que na semana epidemiológica não foi identificada nenhuma doença ou agravo passível de notificação. d. Por compulsória, entende-se que é dever comunicar a ocorrência ou a suspeita de alguma doença que esteja na lista. e. Independentemente da forma como realizada, será também registrada em sistema de informação em saúde e seguirá o fluxo de compartilhamento entre as esferas de gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), fluxo esse estabelecido pela Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde (SVS/MS).
Respostas
respondido por:
56
Resposta:
É restrita e obrigatória para os médicos responsáveis pelos serviços públicos e privados de saúde.
Explicação:
respondido por:
0
A notificação compulsória pode ser realizada por diversos profissionais de saúde, não apenas por médicos. Logo, a alternativa incorreta é a “b”.
Doenças e Agravos de Notificação Compulsória
As doenças e agravos de notificação compulsória são aquelas que necessitam obrigatoriamente de comunicação às autoridades de saúde. Alguns exemplos dessas doenças e agravos são:
- AIDS
- Coqueluche
- Meningites
- Sarampo e Rubéola
- COVID-19
As notificações são registradas em alguns sistemas, como o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) e pode ser realizado por médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde.
Para saber mais sobre notificação compulsória, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/44206470
#SPJ2
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás