• Matéria: História
  • Autor: bittelbrunnmislaine
  • Perguntado 8 anos atrás

RESUMO O RETORNO DOS GIRONDINOS

Respostas

respondido por: Bibs09
4
QUEM ERAM OS GIRONDINOS
Os Girondinos faziam parte um grupo político moderado durante o processo da Revolução Francesa. Seus integrantes faziam parte da burguesia francesa. Eram assim chamados, pois faziam parte do partido político conhecido como
Gironda. Liderados por Jacques Pierre Brissot, os Girondinos compunham o Terceiro Estado, junto com os Jacobinos e os Cordeliers.
PRINCIPAIS IDEIAS
Os Girondinos defenderam, durante o processo da Revolução Francesa, a instalação de uma monarquia constitucional na França, após a queda do absolutismo. Portanto eram contrários ao radicalismo defendido pelos jacobinos.
Embora não fossem radicais, os girondinos reagiram com violência às medidas radicais tomadas pelos jacobinos durante a fase da Convenção Nacional. Chegaram a promover perseguições, conspirações e até assassinatos de jacobinos.
Eram também favoráveis a liberdade das atividades econômicas, sem grandes intervenções do governo.
Defensores de um sistema republicano moderado, os girondinos eram favoráveis a exclusão dos mais pobres das eleições. Em 1795, implantaram o sistema de voto censitário (baseado em rendas) na França.
GIRONDINOS NA FASE DO TERROR
Com a instituição do regime do Terror pelos jacobinos, os líderes girondinos foram eliminados em outubro de 1793. Retomaram o controle da revolução em 1794, com a prisão e execução do líder jacobino Robespierre.

bittelbrunnmislaine: Obrigada pela grande ajuda, era o que eu precisava!!!
respondido por: semsentido624
0

Resposta:

Entre junho e julho de 1794, a França conheceu o período mais violento do Terror e também o seu declinio. A politica do Terror unificou diferentes grupos sociais em torno de um mesmo objetivo: defender a revolução, Quando a sociedade francesa, entretanto, encontrou certa estabilidade, os interesses particulares de cada grupo entraram em choque com as me didas repressivas da Convenção. Os camponeses estavam descontentes com o racionamento, e os preços tabelados impediam o desenvolvimento da classe burguesa.

Por causa dos excessos cometidos durante o periodo do Terror, especialmente as execuções, o governo jacobino perdeu apoiadores. Assim, em 27 de julho (chamado de 9 Termidor no calendário revolucionário), dirigentes girondinos apoiados por outros setores articularam um golpe que derrubou Robespierre, marcando o fim do Terror revolucionário.

Os líderes jacobinos foram guilhotinados, seus clubes, fechados, e di versos deputados girondinos retornaram à Convenção. O regime de terror instituido por Robespierre não terminou com sua execução na quilhotina em 1794 nem com o retorno dos girondinos ao poder. A luta entre facções rivals continuou, e cada grupo politico que chegava ao poder procurava eliminar seus adversários, mandando executá-los na guilhotina, ou deporta -los para as colônias francesas.

Perguntas similares