• Matéria: História
  • Autor: faustofilho2066
  • Perguntado 7 anos atrás

“Por exemplo, em relação a negros e índios, Narloch reproduz uma interpretação típica das classes senhoriais brasileiras do século XIX segundo a qual a construção do Brasil foi obra de europeus (portugueses) e o Brasil fez-se quase que apesar da existência de negros e índios. […] Essa visão foi difundida por Francisco Adolfo de Varnhagen, considerado o fundador da historiografia brasileira”.


Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MALERBA, Jurandir. Acadêmicos na berlinda ou como cada um escreve a História?: Uma reflexão sobre o embate entre historiadores acadêmicos e não acadêmicos no Brasil à luz dos debates sobre Public History. História da Historiografia. Ouro Preto, n. 15, p. 27-50, ago., 2014. p. 38. . Acesso em 16 jan. 2017.


Tendo em mente este fragmento e o livro-base, ao tratarmos da relação entre memória e história no século XIX, indique a afirmativa correta:

A
O modelo de História proposto por Varnhagen preconizava que a “memória” sobre os heróis e vilões históricos deveria servir à História Política Nacional.

B
Varnhagen foi um historiador à frente de seu tempo e que deu maior valor à memória social do que à “memória oficial” ainda no século XIX brasileiro.

C
A perspectiva do Instituto Histório e Geografico Brasileiro e de Varnhagen contradizia a memória e História do Estado-nação.

D
Varnhagen, como representante da História oficial e nacionalista do século XX, reconhecia a parcialidade de seu trabalho, mas a considerava necessária.

E
O trabalho de Varnhagen, objetivo e neutro, ajudou na construção de concepções antinacionais e universalistas no Brasil do século XIX.

Respostas

respondido por: juandiego48
10
sociais e feudais no feudalismo avia negros componentes e insgruturais
Perguntas similares