A década de 30 trouxe importantes alterações para os diferentes contextos do país, como podemos observar. A Constituição Federal de 1934 promulgada à época do governo Vargas impulsionou mudanças em diferentes setores do Brasil, o que permitiu a denominação de Estado social, em função da adoção de medidas como a criação do Ministério da Educação e Saúde Pública e do Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio, resultando em mudanças ocorridas nos campos econômico, político e social, garantindo melhorias na área educacional. Identifique a alternativa que apresenta as contribuições da Constituição Federal de 1934 para a educação brasileira. Escolha uma: a. Garantiu à educação como direito de todos e obrigação do Estado, assim como estabeleceu a gratuidade do ensino primário e o início da construção de um sistema nacional de educação. b. Estabeleceu a educação como direito de algumas classes sociais, o ensino primário seria gratuito apenas para os que comprovassem incapacidade financeira para arcar com a educação dos filhos. c. Determinou a proibição do ensino religioso no currículo escolar, o que criou vários conflitos com a igreja católica. d. Entre as medidas adotadas pela Constituição Federal de 1934 estava a fragmentação do sistema nacional de educação por unidades da Federação.
Respostas
respondido por:
0
A é verdadeira, momento em que forças politicamente opostas, como Vargas e seus críticos, convergiram para a criação de um sistema nacional e público, promotor da cidadania, de educação.
B é falsa, pois o direito à educação básica foi garantido para toda a população.
C é falsa, pois o ensino religioso passou a ser parte obrigatória do currículo com a mesma reforma.
D é falsa, pois ela visava justamente o contrário: unificar, por meio do Governo Federal, diversos sistemas fragmentários presentes em diferentes regiões do país.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás