Respostas
água é fundamental para os seres vivos, atua como solvente orgânico para reações bioquímicas (meio onde ocorre todas as reações dos organismos vivos) e determina as estruturas das macromoléculas que realizam estas reações. É a substância mais abundante nos seres vivos (responsável por cerca de 70% do peso celular), participando de diversas transformações químicas e interação com outras moléculas.
A dissociação da água (H2O ↔ H+ + OH–) influencia na estrutura de macromoléculas e pH das soluções biológicas e os aspectos estruturais e funcionais das biomoléculas estão adaptados de acordo com as propriedades físicas e químicas da água
Essas características especiais se devem à composição da molécula de água. Uma molécula de água possui dois átomos de hidrogênio que podem ser doadores e dois pares de elétrons que podem atuar como aceptores, permitindo a realização de 4 ligações de hidrogênio com outras moléculas de água. Essas cargas positivas (δ+) distribuídas para cada um dos átomos de hidrogênio e duas cargas negativas (δ–) parcialmente localizadas em torno do átomo de oxigênio explicam a natureza dipolar da água, o que confere a ela várias propriedades físicas interessantes, como pontos de fusão e ebulição e calor de vaporização maior que demais líquidos comuns, alta coesão e mínima distensão e tornam a água um solvente universal.
adesão e coesão como capacidade de atração entre as moléculas de água.
elevado calor específico como capacidade de absorver e perder calor sem variar de temperatuda em um curto período de tempo.
solvente universal pois suas moléculas possuem grupamentos polares, que a tornam majoritária em dissolver substancias quimicas.