Assumindo como ponto intermediário o da Família 4A, onde os elementos têm quatro (4) elétrons na camada de valência, abaixo deste ponto intermediário temos os elementos das Famílias 1A, 2A e 3A. Analisando a camada de valência destas famílias em função da Lei da Gravitação Universal e da Força de Atração Coulombiana, o que podemos esperar com relação aos elétrons de suas camadas de valência?
A- Os elétrons desta camada estarão fracamente ligados ao núcleo, estando mais fracamente ligados à medida que o raio atômico for aumentando.
B-Os elétrons desta camada estarão fortemente ligados ao núcleo, estando mais fortemente ligados à medida que o raio atômico for aumentando.
C-Os elétrons desta camada estarão fortemente ligados ao núcleo, estando mais fracamente ligados à medida que o raio atômico for aumentando.
D- Os elétrons desta camada estarão fracamente ligados ao núcleo, estando mais fortemente ligados à medida que o raio atômico for aumentando.
Respostas
respondido por:
13
Olá!
Ao pensar em elétrons, temos que lembrar que eles possuem carga negativa e como você provavelmente já sabe, cargas iguais se repelem. Os elétrons da família 4A, vemos que eles possuem vários outros elétrons em camadas mais próximas do núcleo. Esses elétrons causam uma repulsão nos elétrons mais exteriores ( camada de valência), fazendo com que esses elétrons da camada de valência possuam uma ligação fraca com o núcleo.
Já na questão do raio, é como pensar em imãs: quanto mais afastados um do outro, menos atração. Então quanto maior o raio atômico, mais longe do núcleo fica a camada de valência e a ligação núcleo-elétrons se enfraquece.
Portanto a letra correta é a letra A!
Espero ter ajudado!
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás