Respostas
A meiose está dividida em duas etapas chamadas Meiose I e Meiose II.
Cada etapa é dividida em quatro fases. Na primeira acontecem a prófase I, metáfase I, anáfase I e telófase I e na segunda, temos a prófase II, metáfase II, anáfase II e telófase II.
Meiose I
Prófase I: dividida em cinco etapas. A primeira é o leptóteno, que é a condensação dos cromossomos em alguns pontos específicos. A próxima fase é o zigoteno, onde é possível observar os cromossomos homólogos emparelhados. Após a finalização do emparelhamento temos o paquiteno, quando é possível observar o chamado bivalente ou tétrade. Após temos a fase chamada diploteno que os cromossomos iniciam a separação. A última etapa é a diacinese, onde acontece separação dos cromossomos homólogos, com o deslizamento dos quiasmas para as extremidades do bivalente. Ao final da diacinese, ocorre a desintegração da membrana nuclear, e os cromossomos homólogos se espalham pelo citoplasma.
Metáfase I. Nesse fase os cromossomos estão condensados e presos às fibras do fuso que se formaram durante a prófase I.
Anáfase I: Os cromossomos homólogos são puxados para os polos da célula.
Telófase I. Os cromossomos se descondensam, a membrana nuclear é refeita e os nucléolos são reorganizados reorganizam. Após essa etapa, o citoplasma se divide e acontece a separação das células-filhas.
Meiose II
Prófase II: As células-filhas iniciam a prófase II e os cromossomos se condensam formando o fuso. Os nucléolos e a membrana nuclear fragmentam-se novamente.
Metáfase II: os cromossomos atingem seu maior grau de condensação e se prendem às fibras do fuso pelos centrômeros se alinhando no plano equatorial da célula.
Anáfase II: as cromátides irmãs são levadas para os polos e ocorre a separação dos centrômeros.
Telófase II: os cromossomos desespiralizam, os nucléolos surgem outra vez e a carioteca reorganiza-se.