1) A Antropologia Cultural cumpre um importante papel no desenvolvimento da compreensão e dos estudos sobre etnias e culturas diversas principalmente ao colocar em questão a concepção unilinear e progressiva defendida pelas teorias ligadas ao positivismo e ao evolucionismo cultural, segundo o qual os povos e as culturas evoluem todos passando pelos mesmos estágios de desenvolvimento, embora em temporalidades distintas. De acordo com Franz Boas e com a Antropologia Cultural, as comparações sobre a evolução entre culturas ou povos distintos:
Escolha uma:
a.
são parcialmente possíveis quando realizadas entre culturas e povos muito próximos e em territórios bastante restritos, negando a possibilidade de pensar numa escala evolutiva que seria válida universalmente.
b.
são plenamente possíveis sem qualquer restrição geográfica, visto que há critérios metodológicos e interpretativos que permitem pensar a evolução cultural e orgânica de povos mesmo separados por grandes distâncias.
c.
são destituídas de qualquer sentido científico, visto que não é possível pensar em qualquer ligação ou nexo causal em termos evolutivos quando falamos de cultura, sendo impossível a mensuração em termos evolutivos.
d.
são impossíveis, visto que as culturas precisavam ser compreendidas prioritariamente a partir das suas determinações internas e influências diretas, não de elementos comparativos entre supostas culturas mais e menos avançadas.
Respostas
respondido por:
9
Olá,
Correta alternativa a.
São parcialmente possíveis quando realizadas entre culturas e povos muito próximos e em territórios bastante restritos, negando a possibilidade de pensar numa escala evolutiva que seria válida universalmente.
Franz Boas defendia o relativismo cultural, isto é, que cada povo possui sua própria característica cultural, ou singularismo cultural, bem como o pensamento difusionista, isto é, a difusão de elementos culturais , seja através do comércio, guerras ou viagens.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás