Segundo Stefan Kostka, “Textura musical se refere às relações entre as partes (ou vozes) em qualquer momento de uma composição; principalmente as relações entre ritmos e contornos, mas também aspectos como espaçamento e dinâmica”.
Segundo Wallace Berry, “a textura da música consiste em seus componentes sonoros; é condicionada em parte pelo número desses componentes soando em simultaneidade ou concorrência, suas qualidades determinadas pelas interações, inter-relações e projeções relativas e as essências das linhas componentes ou outros fatores sonoros componentes”. Segundo o autor, o termo “concorrência” está sendo utilizado no sentido de “ocorrer em conjunto”, ou coexistindo, se interceando ou se sobrepondo em tempo real.
Durante o seu curso, você certamente já ouviu falar sobre homofonia e polifonia, dois tipos de textura utilizados na música tonal. Na música do Século XX, ainda podem existir estes dois tipos de textura
Respostas
respondido por:
1
Olá!
Textura musical é a maneira como os materiais melódicos, rítmicos e harmônicos se combinam, determinando assim a qualidade sonora global de uma peça.
Homofonia: A homofonia é quando as quatro vozes da melodia se movimentam no mesmo ritmo, dando a impressão de um bloco de notas que é tocado.
Polifonia: A polifonia é o uso de duas ou mais melodias. Com o desenvolvimento musical, a música que era feita com uma melodia, começou a ser colocado uma outra melodia, um contracanto para enriquecer a música.
Espero ter ajudado.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás