• Matéria: História
  • Autor: Midnigth5
  • Perguntado 7 anos atrás

Há que se admitir que, embora a definição de patrimônio cultural busque contemplar as mais diversas formas de expressão dos bens da humanidade, tradicionalmente, o referido conceito continua sendo apresentado de maneira fragmentada, associado às distintas áreas do conhecimento científico que o definem como patrimônio cultural, natural, paisagístico, arqueológico e assim por diante. Contudo, nos últimos anos do século XX e início do século XXI, já se depreende que essas áreas se inter-relacionam e que, independentemente das suas respectivas categorias, todo o patrimônio se configura e se engendra mediante suas relações com a cultura e o meio. Sem dúvida, hoje se reconhece que a cultura é construída historicamente, de forma dinâmica e ininterrupta, alterando-se e ampliando seu cabedal de geração em geração, a partir do contato com saberes ou grupos distintos.

PELEGRINI, S. C. A. Cultura e natureza: os desafios das práticas preservacionistas na esfera do patrimônio cultural e ambiental. Revista brasileira de história, v. 26, n. 51, 2006 (adaptado).

De acordo com o texto, a definição de patrimônio cultural deve ser pautada

a) por critérios de avaliação técnica.
b) por considerações de ordem material.
c) pela diferenciação das representações sociais.
d) pelos interesses de comunidades organizadas.
e) pela indissociabilidade das manifestações coletivas.

Respostas

respondido por: maarigibson
14

A alternativa correta é a E.

O patrimônio cultural é imaterial, não somente material. Ele faz parte da identidade de um povo, que tem aquilo tão arraigado na sua cultura durante a história, que deve ser preservado.

Por isso, a principal característica de um patrimônio cultural é que ele faz parte da identidade, é definidor de um povo que é conhecido por aquelas práticas. Assim, ele deve ser indissociável das manifestações coletivas.

Perguntas similares