) A soma dos saldos das contas do Ativo deve ser sempre idêntica à soma dos saldos das contas do Passivo e Patrimônio Líquido (no Balanço Patrimonial), em consequência do método das partidas dobradas. Se esses dois saldos não "baterem", isso denuncia um erro de lançamento que precisa ser detectado e corrigido. Em algum momento pode ocorrer uma modificação na composição quantitativa ou qualitativa do ativo, sem que ele, como um todo, tenha sido aumentado. Nesse caso, o aumento de um dos elementos do ativo corresponderá a uma diminuição de igual valor em outro elemento do ativo. A mesma coisa se aplica ao passivo.
Observe os itens a seguir e relacione a natureza das contas com as contas apresentadas no Balanço Patrimonial de uma empresa do agronegócio:
(1) Devedora (2) Credora
( ) Duplicatas a receber ( ) Receita de Vendas
( ) Capital Social
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo:
2, 1, 2. 2, 2, 1. 1, 2, 2.
1, 2, 1. 1, 1, 2.
Respostas
respondido por:
1
Olá.
Como vai?
A Contabilidade é uma área que possui diversos termos que são desconhecidos da população e que causa confusão nas pessoas leigas. Confira alguns:
Quando a conta do ativo aumentar, entende-se que a mesma será debitada. Quando o processo ocorrer de forma inversa, fala-se que a mesma será creditada. Ou seja, quando o ativo diminui.
Já em relação as contas do passivo e do patrimônio líquido são utilizados outros termos. Quando essa conta possui um saldo maior, afirma-se que houve um crédito.
Por sua vez, quando esse saldo for menor, diz-se que houve um débito.
Sendo assim, as duplicatas a receber correspondem a débitos, as receitas de vendas são credoras.
Portanto, a alternativa correta é a letra C: 1-2-1.
Abraços!
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás