O segundo governo de FHC, de 1999 a 2002, manteve as linhas mestras do Plano Real, realizando ainda uma negociação com o Fundo Monetário Internacional (FMI) que lhe permitiu enfrentar um quadro externo extremamente adverso, caracterizado pelo esgotamento da disposição do resto do mundo em continuar a financiar déficits.
Respostas
A afirmativa é falsa.
Durante seu segundo mandato, a política monetária de Fernando Henrique Cardoso (FHC) seguiu as linhas do plano real sim, porém foi substituído por modificações da tríplice mudança no regime, que envolve a mudança cambial, monetária e fiscal.
O câmbio fixo foi substituído pela flutuação, onde o Banco Central intervia na forma de venda de reservas te títulos públicos. O sistema monetário foi o de metas inflacionárias e, por último, o regime fiscal passou a levar em consideração a manutenção do superávit primário para estabilizar a dívida pública.
Essa mudança ocorreu com a assinatura do acordo com o Fundo Monetário Internacional, em 1998, que transformou as metas de compromisso em desempenho.
resposta certa US$30 bilhões.