Respostas
Atualmente, a energia gerada pela vapor não é mais utilizada como antigamente, tendo sido substituída pelas máquinas de combustão interna, pelos seguintes motivos:
Perda muito significativa de energia na queima do carvão (entre 80 e 90% de toda energia produzida pelo carvão não é utilizada), fazendo com que a eficiência da máquina a vapor seja bem inferior aos motores atuais.
O carvão é nocivo à natureza.
O transporte da matéria-prima é muito mais prático quando falamos em óleos combustíveis, que podem ser transportados por meio de tubos, do que o carvão que ocupa um espaço muito maior e é necessário que sejam transportados por navios ou trens.
Para que um trem movido a vapor possa operar, são necessárias vários horas para que o motor aqueça e possa ser operado. No caso de motores a diesel, este conseguem operar cerca de 1 minuto após acionados.
Entretanto, o vapor ainda é importante na geração de grande parte da energia elétrica de muitos países. Um exemplo são as usinas nucleares, que utilizam calor de reatores nucleares para produzir o vapor. Mais de 88% da energia elétrica dos Estados Unidos é gerada pelo vapor. Porém, não são mais utilizados motores a vapor, mas, sim, turbinas a vapor, cuja eficiência é maior.
Espero que ajude!