como elaborar uma tabela nutricional com valores calóricos(energia em Kcal) dos alimentos consumidos em uma refeição normal, essa tabela deve conter: o tipo de alimento, massa em gramas (g), energia em Kcal e a porção de consumo.
me ajudem é urgente por favor
Respostas
Olá. Vou tentar lhe ajudar.
A tabela deverá apresentar na primeira linha o alimento que está sendo analisado, e a porção considerada para aquele alimento (100 g, 200 g - isso é você quem vai decidir). Além disso, deverá conter uma segunda linha que informe qual o valor energético total que essa porção oferece. Por exemplo: se você for fazer uma tabela nutricional para 250 g de pão, a próxima linha deverá conter o valor energético oferecido por essas 250 g de pão.
Feito isso, sua tabela deverá conter 3 colunas:
- a primeira coluna deverá conter os nutrientes que serão analisados. O que seriam os nutrientes? Seriam todos os compostos que compõe o alimento (Carboidratos, proteínas, gorduras trans, gorduras saturadas, fibra alimentar, sódio).
- a segunda coluna deverá conter quantas gramas de cada componente da primeira coluna nós teremos na porção analisada. Importante: a soma de todas essas quantidades em g tem que dar exatamente a porção que você está analisando. Lembra do exemplo do pão, lá no comecinho? Se estivesse fazendo uma tabela para aquele alimento, a soma de carboidratos, proteínas, fibra, gorduras, etc, teria que dar exatamente 250 g. Certinho até aqui?
- a terceira e última coluna é a coluna %VD. O que seria isso? Cada pessoa tem uma dieta indicada, que é a quantidade de kcal diária que deve ser consumida. Essa porcentagem da terceira coluna, indica quanto cada componente contribui no total da quantidade total de calorias indicadas. Por exemplo: quando falamos de carboidratos... Lembra que na segunda coluna a gente colocou quantas gramas de carboidrato nós temos? Nós teremos que pegar essa massa em gramas, multiplicar pelo valor calórico dos carboidratos (não se preocupe, esse valor é tabelado). Quando você pegar a massa de carboidrato e multiplicar pelo seu valor calórico, você encontrará a energia total fornecida por esse nutriente. Aí fazendo uma regra de três simples, você encontra a porcentagem de energia que esse nutriente representa do valor total de energia recomendado. Isso será feito com todos os nutrientes envolvidos.
Espero que as informações tenham ajudado ;)