Alguém me ajuda por favor!! É para um trabalho de Geografia
É sobre Mercosul
* Quando foi criado o Mercosul e por quais países.
* Países membros em 2018.
* Objetivo do Mercosul?
* Quais são os desafios econômicos para os países do Mercosul?
Respostas
*Membros efetivos do Mercosul: Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela
*1) A livre circulação de bens e serviços por meio da eliminação dos direitos alfandegários e restrições não-tarifárias è circulação de mercadorias;
2) O estabelecimento de uma tarifa externa comum e a adoção de uma política comercial comum em relação a outros Estados e a coordenação de posições em foros conômicos-comerciais regionais e internacionais;
3) O compromisso dos Estados participantes em harmonizar suas leis para fortalecer o processo de integração.
Resposta:
O Mercado Comum do Sul (MERCOSUL) é um processo de integração regional conformado inicialmente pela Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai ao qual recentemente incorporaram-se a Venezuela* e a Bolívia, esta última em processo de adesão. Os idiomas oficiais do Mercosul são o espanhol e o português.
O MERCOSUL, bloco fundado em 26 de março de 1991, com a assinatura do Tratado de Assunção pelos governos de Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai.
Objetivo do Mercosul: o estabelecimento de uma tarifa externa comum e a adoção de uma política comercial comum em relação a terceiros Estados ou agrupamentos de Estados e a coordenação de posições em foros econômico-comerciais regionais e internacionais.
Perspectivas para o Mercosul no século XXI:
Ampliação das relações comerciais. ...
Liberalização de serviços. ...
Formação de um Mercado Comum. ...
Atenuar as disparidades econômicas. ...
Criação de legislações comuns. ...
Adoção de uma moeda única.
Explicação:
Sobre o MERCOSUL na atualidade, os Estados Partes consolidaram um modelo de integração pragmático, voltado para resultados concretos no curto prazo. O sentido da integração do Mercosul atual é a busca da prosperidade econômica com democracia, estabilidade política e respeito aos direitos humanos e liberdades fundamentais.