A concorrência do Uber, aplicativo que funciona em Salvador desde o início de abril, tem feito os taxistas contra-atacar. [...] A Associação Metropolitana dos Taxistas (AMT) pretende lançar, em breve, um aplicativo próprio, que funcionará apenas para profissionais de Salvador.
O dispositivo ainda não tem nome, mas vai mesclar funções de outras ferramentas de transporte, como o Easy Táxi, o 99 Táxis e o próprio Uber. “Vai ser um aplicativo justamente para concorrer com esses que já estão aí. A ideia é que tenha corrida compartilhada, tarifa dinâmica. Com esse aplicativo, tanto a prefeitura como nós, taxistas, vamos poder ver onde tem táxis, quais locais têm mais ou menos carros”, explica o presidente da AMT, Valdeilson Miguel.
Apesar de ainda não ter data para começar a funcionar, já há previsão para a modificação no regulamento dos taxistas, em vigor desde março deste ano, a fim de comportar a operação por aplicativos. [...] A ideia do app surgiu em 2011, quando uma empresa procurou a AMT e ofereceu o aplicativo, antes do funcionamento do Uber e dos apps já utilizados por taxistas regularizados. Na época, a associação não se interessou pela oferta, mas a concorrência bateu à porta e, então, a categoria decidiu correr atrás do prejuízo”.
Clarissa Pacheco. Táxis terão aplicativo semelhante ao Uber com descontos e corridas compartilhadas. 17/11/2016. Disponível em: < http://www.correio24horas.com.br/detalhe/salvador/noticia/taxis-terao-aplicativo-semelhante-ao-uber-com-descontos-e-corridas-compartilhadas/?cHash=2d438d26e8776799d454aded28dc61b8>. Acesso em: 14/02/2017.
A Teoria Contingencial afirma que “apenas um modelo organizacional não é suficiente para atingir a eficiência organizacional, não existem fórmulas únicas para alcançar os objetivos das organizações. As estruturas e o funcionamento das organizações dependem das relações com o ambiente externo e, como esse ambiente é inconstante, as organizações a ficam à mercê das contingências do ambiente” (MOREIRA, 2013, p. 186).
De acordo com esses pressupostos da Teoria Contingencial, analise o caso acima e apresente aspectos que evidenciem a influência das condições do ambiente na atividade empresarial dos taxistas.
Respostas
respondido por:
10
Olá, amigo(a)!
Com base na aplicação da Teoria Contingencial para o caso em questão, podemos compreender que os fatores externos capazes de influenciar nas atividade dos taxistas foram os seguintes:
tecnologia - o serviço pode ser contratado diretamente do celular do cliente (por um aplicativo da empresa). Nesta perspectiva, os taxistas não puderam prever que a tecnologia fosse contribuir para o surgimento de uma empresa como a Uber (que usa tecnologia de ponta).
tendências de consumo - neste caso, os clientes escolheram o meio de transporte mais cômodo e com o valor da corrida mais em conta.
governo - no Brasil, não há uma legislação federal que seja responsável por regular a prestação de serviços de transportes que a Uber realiza.
Até logo!
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás