Assinale a alternativa CORRETA
a) Em geral, não há metabolismo de primeira passagem nos medicamentos administrados pelas vias parenterais.
b) Eficácia, efetividade e eficiência podem ser utilizadas indistintamente para expressar a segurança de um medicamento.
c) A desnutrição grave interfere com a fase farmacodinâmica dos medicamentos, destacando-se a absorção, distribuição e a metabolização.
d) A via retal pode ser preterida, comparativamente á via oral, em paciente com náuseas, vômitos ou inconscientes.
e) As reações adversas aos medicamentos (RAM) são também conhecidas como efeitos tóxicos indesejáveis de medicamentos.
Respostas
a) CORRETA. O metabolismo de primeira passagem consiste em um fenômeno em que, ao ser absorvido pelo sistema digestivo, o fármaco irá para o sistema porto-hepático antes de ir ao resto do corpo, onde sofrerá uma metabolização que irá desativar a maior parte desse fármaco, afetando sua biodisponibilidade. Nas vias parenterais, como o fármaco é liberado diretamente na corrente sanguínea, ele não sofrerá esse metabolismo.
b) INCORRETA. São diferentes: a eficácia indica o quanto determinado fármaco/intervenção funcionam na teoria; a efetividade indica o quanto disso realmente funciona na realidade; e eficiência indica que esse fármaco, além de efetivo, é vantajoso no âmbito econômico.
c) INCORRETA. A distribuição afeta principalmente a absorção, por isso a via parenteral muitas vezes é preterida nesses casos.
d) INCORRETA. A via retal pode ser utilizada, mas a primeira escolha sempre é a via oral. Nesses casos, podem também serem utilizadas vias parenterais, que apresentam um efeito mais rápido.
e) INCORRETA. Reações adversas são sintomas indesejáveis, enquanto que os efeitos tóxicos são provocados pela ingestão de uma quantidade anormal do fármaco.