Respostas
O Pan-arabismo é um movimento políticotendente a reunir os países de língua árabe e de civilização árabe numa grande comunidade de interesses. É um movimento para unificação entre as populações e nações árabes do Oriente Médio. Possui estreita vinculação com o nacionalismo árabe. Baseado em preceitos nacionalistas, seculares e estatizantes. Opôs-se ao colonialismo e à política ocidental de envolvimento no mundo árabe.[1]
Cumpre destacar que suas origens podem ser encontradas desde o início da história contemporânea do Oriente Médio, com o desmembramento do Império Otomano ao final da Primeira Guerra Mundial. Assim, passando-se pela posterior criação da Liga Árabe, em 1945, chega-se ao Nasserismo, movimento político populista, laico, modernizador e vagamente "socialista".
*PAN-AFRICANISMO
Pan-africanismo é o nome dado a uma ideologia que acredita que a união dos povos de todos os países do continente africano na luta contra o preconceito racial e os problemas sociais é uma alternativa para tentar resolvê-los.
A partir dessa ideologia foi criada a Organização de Unidade Africana (1963), que tem sido divulgada e apoiada, majoritariamente, por afrodescendentes que vivem fora da África.
Resposta: O pan-africanismo e o pan-arabismo foram dois movimentos de natureza político-ideológica surgidos ainda no século XIX, mas que ganharam força somente no século XX, e que estavam por trás das iniciativas anti-imperialistas na África.
Tanto pan-africanistas quanto pan-arabistas defendiam que os territórios nativos dos seus grupos étnicos deveriam estar sob o controle destes mesmos povos, de modo que passaram a lutar, tanto simbolicamente quanto por meio das guerrilhas, contra a ocupação dos países europeus (em especial França e Inglaterra) em diversas regiões da África.
O pan-arabismo concentrou-se na África do Norte, enquanto que diferentes movimentos pan-africanistas surgiram em toda a áfrica sub-saariana.
Espero ter ajudado
Explicação: