• Matéria: Ed. Física
  • Autor: Anônimo
  • Perguntado 7 anos atrás

Questão 3/5 - Exercício Físico e Envelhecimento
Considere a seguinte citação:
“A interação com o mundo e o conhecimento deste ocorre por meio da união e do estímulo [...] [aos] sentidos que facilitam o aprendizado e a percepção da pessoa, pois o cérebro humano é o responsável por receber e interpretar as sensações […]. Com os idosos, esse processo não é diferente, e, por isso, o declínio ou alterações na função sensorial podem levar a déficits cognitivos que prejudicam a qualidade de vida dessa população”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SANTOS, M. C. B.; et al. A importância dos cinco sentidos para a memória dos idosos: Um relato de experiência. MeMorialidades, n. 25-26, p. 161-173, 2016. p. 165.
Considerando as informações acima e conforme os conteúdos do livro-base Educação física e envelhecimento sobre a influência do envelhecimento sensorial em idosos, analise as seguintes assertivas e marque V para as asserções verdadeiras e F para as asserções falsas.

I. ( ) A escolha do horário das atividades deve levar em consideração o decréscimo da capacidade visual, como o aumento da sensibilidade à luminosidade e a dificuldade de adaptação noturna.
II. ( ) Influências do envelhecimento na visão devem ser consideradas na preparação das atividades, porém as alterações musculares justificam por completo as dificuldades no equilíbrio dinâmico do idoso.
III. ( ) No processo de envelhecimento, nem sempre a perda auditiva se apresenta, uma vez que são o declínio e o comprometimento cognitivos que explicam as dificuldades que os idosos têm de compreender o que é dito.
IV. ( ) Referências sobre equilíbrio, como a mudança de direção e a referência vertical estática, são informações proporcionadas pelo ouvido interno em sua função vestibular.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

A V – V – V – F

B V – F – F – F

C V – V – V – V

D F – V – F – V

E V – F – F – V

Respostas

respondido por: Matheusieti
11

Olá!

V.V.V.V

Partindo deste ponto, notamos que a função vestibular, está ligada ao conjunto de órgãos que fazem parte do controle do nosso equilíbrio.

Além disso, nas atividades físicas observadas no envelhecimento é importante levar em consideração não só o funcionamento do corpo e de suas funções cognitivas como também o espaço ao redor desse indivíduo, pois caso ele não possua formas de praticar as atividades apresentadas o professor deverá instruí-lo a realizar outros exercícios.

Até mais!

respondido por: Anônimo
0

E V – F – F – V

I. (V ) A escolha do horário das atividades deve levar em consideração o decréscimo da capacidade visual, como o aumento da sensibilidade à luminosidade e a dificuldade de adaptação noturna.

II. (F ) Influências do envelhecimento na visão devem ser consideradas na preparação das atividades, porém as alterações musculares justificam por completo as dificuldades no equilíbrio dinâmico do idoso.

III. (F  ) No processo de envelhecimento, nem sempre a perda auditiva se apresenta, uma vez que são o declínio e o comprometimento cognitivos que explicam as dificuldades que os idosos têm de compreender o que é dito.

IV. (V ) Referências sobre equilíbrio, como a mudança de direção e a referência vertical estática, são informações proporcionadas pelo ouvido interno em sua função vestibular.

 


Perguntas similares