Considere o heredograma:

Sabe-se que o pai, o marido, os cinco irmãos homens e um sobrinho de Joana são normais. Entretanto, Joana teve um filho que apresentou síndrome hemorrágica caracterizada por baixo nível plasmático do fator VIII da coagulação.
A probabilidade genética de serem portadoras do gene para a hemofilia A, neste caso, é:
a) 100% para todas as mulheres da família
b) 100% para Joana, sua mãe e sua filha
c) 100% para Joana e 50% para sua filha
d) 100% para Joana e 50% para as outras mulheres da família
e) 100% para Joana e 25% para sua filha
Respostas
Olá!!
ALTERNATIVA CORRETA LETRA C.
A hemofilia A é um distúrbio hemorrágico considerado grave e também sendo uma doença hereditária ligada ao sexo, mais especificamente ao cromossomo X. Causa problemas de coagulação onde o sangue do indivíduo não coagula adequadamente o que leva a um sangramento sem controle que pode ocorrer espontaneamente ou depois de um pequeno trauma.
Ela é transmitida de uma geração para outra por conta de um gene recessivo que está presente no cromossomo X o que significa que ela geralmente é passada da mãe para o filho homem e por conta disso a maioria dos pacientes que apresentam esse distúrbio são homens, pois basta o gene da mãe para que a doença se manifeste no homem. Apesar disso, também é possível que a mulher seja afetada, porém essa probabilidade cai pela metade, pois, por se tratar de uma doença recessiva são necessários dois genes defeituosos para que a doença se manifeste.
Espero ter ajudado!!
Resposta:
Explicação:
Letra c