Para praticar a análise linguística no eixo da produção textual, o professor realiza uma atividade cujo objeto de ensino, voltado para as turmas da 1ª série (2º ano) do Ensino Fundamental, são os operadores argumentativos e a organização estrutural das sentenças. As estratégias usadas pelo professor são leitura e comparação de textos e exercícios de reescrita de textos e de trechos de textos. (Adaptado do exemplo da Profª Márcia Mendonça, 2006: 214-215, citado no módulo.)
Com base nesse exercício, coloque verdadeiro (V) ou falso (F) para as habilidades do aluno que o professor espera atingir:
( ) Perceber que as várias formas de estruturar períodos e de ligá-los por meio de operadores argumentativos (preposições, conjunções, alguns advérbios e expressões) podem mudar os sentidos do texto.
( ) Ser capaz de observar que a inadequação do grau de formalidade ao gênero (formal ou informal demais) etc. nada tem que ver com a pretensão de sentido de quem escreve.
( ) Perceber a irrelevância quanto ao uso inadequado de vocabulário em relação à orientação argumentativa do texto, uma vez que não interfere no sentido do texto.
( ) Saber consultar dicionários e gramáticas para ampliar o repertório de operadores argumentativos e conhecer suas nuances de sentidos.
( ) Perceber que a organização sintática inadequada e/ou por mau uso de operadores argumentativos (preposições; conjunções e locuções conjuntivas; certos advérbios e adjuntos adverbiais, como ‘assim’, ‘agora’, ‘logo depois’), pode resultar em textos incoerentes etc.
a. V, F, F, V e V.
b. V, V, F, F e V.
c. V, V, F, F e F.
d. F, F, F, V e V.
e. F, V, V, F e F.
Respostas
Boa tarde,
Avaliando as alternativas em verdadeiras e falsas, temos:
(VERDADEIRA) Perceber que as várias formas de estruturas períodos e de ligá-los por meio de operadores argumentativos (preposições, conjunções, alguns advérbios e expressões) podem mudar os sentidos do texto.
Justificativa: Quando o enunciado fala sobre organização estrutural, o mesmo demonstra o trabalho com sintaxe, o que remete a estrutura da oração e ao uso de operadores argumentativos.
( FALSA) Ser capaz de observar que a inadequação do grau de formalidade ao gênero (formal ou informal demais) etc. nada tem que ver com a pretensão de sentido de quem escreve.
Justificativa: O uso de formalidade nos textos, tem nexo com a questão da escrita formal e informal, que atribui um sentindo de escrita voltada ao grau de relacionamento entre interlocutor e leitor.
(FALSA ) Perceber a irrelevância quanto ao uso inadequado de vocabulário em relação à orientação argumentativa do texto, uma vez que não interfere no sentido do texto.
Justificativa: Muito pelo contrário, a questão tenta demonstrar a relevância do uso adequado e inadequado do vocabulário através da comparação.
( VERDADEIRA) Saber consultar dicionários e gramáticas para ampliar o repertório de operadores argumentativos e conhecer suas nuances de sentidos.
Justificativa: Correto! A reescrita de textos proposta pela atividade, fornece o trabalho desse ponto de vocábulo.
(VERDADEIRA ) Perceber que a organização sintática inadequada e/ou por mau uso de operadores argumentativos (preposições; conjunções e locuções conjuntivas; certos advérbios e adjuntos adverbiais, como ‘assim’, ‘agora’, ‘logo depois’), pode resultar em textos incoerentes etc.
Jusitificativa: A atividade possui base para ensinar sobre organização e estrutura de frases.
GABARITO FINAL: a. V, F, F, V e V.