Segundo a resolução do COFEN 358/2009 a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) é uma abordagem sistematizada que visa apoiar o trabalho do enfermeiro: como ele organiza a assistência de enfermagem, planeja o seu fazer, executa cuidados e avalia a assistência prestada. Ela constitui o que se chama de 'processo de enfermagem' e está dividida em cinco partes, que são: I. Histórico do paciente: consiste em conhecer hábitos individuais e biopsicossociais, visando a adaptação do paciente à unidade de tratamento, assim como a identificação de problemas. II. Realização da prescrição de medicamentos: o enfermeiro aplica as técnicas de inspeção, ausculta, palpação e repercussão para validar as informações obtidas no histórico e então é capaz de indicar a medicação correta ao paciente. III. Diagnóstico de enfermagem: após ter analisado os dados colhidos no histórico e no exame físico, o enfermeiro identificará os problemas de enfermagem e as necessidades humanas básicas afetadas. IV. Implementação: realização das ações ou intervenções determinadas na etapa anterior. V. Avaliação de enfermagem: registro feito pelo enfermeiro após avaliação do estado geral do paciente. Faz parte do processo de enfermagem:
Respostas
respondido por:
23
Olá!
A Resolução 358, do Conselho Federal de Enfermagem (Confen), sistematiza o trabalho de assistência de enfermagem e a implementação de seus processos em ambientes públicos e privados de saúde.
Em seu artigo 2º, essa resolução descreve as cinco etapas do processo de enfermagem que consistem em: Coletas de dados, diagnóstico, planejamento, implementação e avaliação.
A prescrição de medicamentos é função da área de enfermagem, sendo feita pelo profissional médico, portanto, a assertiva II está incorreta.
Perguntas similares
8 anos atrás
8 anos atrás