1)
A construção da própria capacidade de interpretar documentos históricos, localizando-os no tempo e no espaço, permite ao professor da EJA,perceber informações "não explícitas" em determinadas situações. No que se refere a criação da UNESCO:
I)Favoreceu a desativação dos grupos e movimentos que auxiliavam na conscientização popular,
II)As condições políticas da época não conseguiram determinar sua sobrevivência, sendo extinta em seu primeiro formato e substituído pela Fundação Educar,
III)Favoreceu a divulgação e promoção, em âmbito mundial de uma educação voltada para a paz dos povos,
IV)Contribuiu para a discussão e implementação de ações ligadas ao analfabetismo, à educação de adultos e às desigualdades sociais,
V)Considerou a educação de adultos uma forma de contribuir com o desenvolvimento das nações "atrasadas".
Após análise das afirmativas, é correto afirmar que:
Alternativas:
a)
Apenas a afirmativa I, está Correta,
b)
Apenas as afirmativas I, II e III, estão Corretas,
c)
Apenas as afirmativas III e IV, estão Corretas,
d)
Apenas as afirmativas III, IV e V, estão Corretas,
e)
Apenas as afirmativas I, II, III e V, estão Corretas,
2)
Comparar é estabelecer relações entre eventos, processos ou documentos históricos com a realidade mais imediata do aluno (no presente ou no passado recente). Perceber o que há de semelhante e diferente entre momentos históricos distintos, salientar rupturas e continuidades. No processo de comparação, não se busca construir juízos de valor, mas sim compreender as diferenças. Nesse contexto aponte as afirmativas corretas ao tratar sobre o histórico da EJA:
I)Até por volta de 1930, os formuladores de políticas ligadas à educação, planejaram a alfabetização de Adultos, com objetivo de instrumentalizar a população a partir dos rudimentos da leitura e da escrita.
II)Em 1945, a UNESCO, seguindo uma concepção funcional do processo educativo, defendia a educação de forma passiva e instrumental, sem visão crítica.
III) Freire partia do princípio de que a educação deveria ser considerada um ato político; servir tanto para a submissão como para a libertação do povo.
Após análise das afirmativas, é correto afirmar que:
Alternativas:
a)
Apenas a afirmativa I, está Correta,
b)
Apenas a afirmativa II, está Correta,
c)
Apenas a afirmativa III, está Correta,
d)
Apenas as afirmativas II e III, estão Corretas,
e)
As afirmativas I, II e III, estão Corretas,
3)
É importante que o pedagogo compreenda a historicidade que envolve a EJA, para melhor posicionar-se diante do contexto atual. Historicamente a EJA, vai conquistando seu espaço, até que durante o período da ditadura militar os movimentos ligados à alfabetização, educação e cultura popular sofrem grande pressão política. Nesse período, mais especificamente por volta de 1967, o governo lança:
Alternativas:
a)
Movimento Brasileiro de Alfabetização – MOBRAL,
b)
Centros Populares de Cultura (CPC),
c)
Campanha "de pé no chão também se aprende a ler",
d)
Movimento de Educação de Base (MEB),
e)
Programa Nacional de Integração da Educação Profissional (PROEJA),
Respostas
Olá,
Analisando todo contexto acerca da educação para jovens e adultos, bem como suas discorrências e procedimentos, podemos levantar os seguintes posicionamentos:
Questão 01 - Alternativa D.
É importante lembrarmos que toda estrutura de educação para jovens e adultos busca viabilizar um avanço social por meio da inclusão de tais pessoas aos grupos que, anteriormente, não se adentravam. Juntamente, viabiliza a construção de um contexto socializador ao aluno e de evolução à nação.
Questão 02 - Alternativa E.
O educador Paulo Freire trouxe novas maneiras de posicionamento acerca do processo educativo de jovens e adultos por meio de sua ótica crítica, apropriando-se de todo processo educacional como fundamental recurso para torna-se os indivíduos livres das opressões sociais que eram submetidos. Juntamente a isso, temos a inclusão de todo este processo aos planos de desenvolvimento da UNESCO, de modo a assegurar e viabilizar toda estruturação educativa aos de idade mais avançadas.
Questão 3 - Alternativa A.
De acordo com todas descrições expressas no enunciado, pode-se afirmar que refere-se ao Movimento Brasileiro de Alfabetização (MOBRAL) ao qual foi instituído durante o período de 1967, num contexto de ditadura militar, a fim de disseminar um currículo sociocultural e educacional aos adultos que não tiveram oportunidade de acesso à educação.
Bons estudos!