ESTUDO DE CASO
O Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM faz parte da educação brasileira ao avaliar estudantes concluintes do Ensino Médio em todo o país por meio de um exame em que constam as várias disciplinas do currículo e abordam os diferentes conteúdos. Nos últimos anos, o ENEM tem sido a porta de entrada para o Ensino Superior em instituições públicas (substituindo o vestibular tradicional) e privadas (ao possibilitar que os alunos pleiteiem bolsas de estudos e financiamentos). Em 2014, aconteceu o ENEM com maior participação de estudantes com deficiência auditiva/surdez, de acordo com o Ministério da Educação foram 8.799 candidatos que declararam a surdez na inscrição, 88% a mais do que no ano anterior.
Sabendo que as provas do Enem devem seguir a Recomendação nº 001/2010 do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade) que prevê “a aplicação do princípio da acessibilidade à pessoa surda ou com deficiência auditiva em concursos públicos, em igualdade de condições” e entendendo que o ENEM é uma prova aplicada e avaliada em Língua Portuguesa, exigindo assim um nível de compreensão e expressão – no caso da Redação, por exemplo – nesta língua, que é considerada uma segunda língua pra surdos em contrapartida da LIBRAS que é sua primeira língua.
Dentro desta perspectiva, pesquise e discuta como podem ser usadas alternativas para que aconteça o princípio de acessibilidade e condições de igualdade para o aluno surdo ao prestar o ENEM no tocante a realização da prova, da acessibilidade, da compreensão da língua portuguesa e da avaliação do exame.
Respostas
respondido por:
0
Alguém pode me ajudar?
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás