Um comerciante considera lucro unitário (L) como sendo
a diferença entre o preço unitário de venda (P) e o custo
unitário (C) de um produto. Por esse conceito, para certo
produto, cujo lucro unitário é igual a 60% do preço de
venda, é correto afirmar que
(A) P = 1,6 C.
(B) P = 0,4 C.
(C) P = 2,5 C.
(D) P = 0,6 C.
(E) P = 0,2 C.
Respostas
O comerciante considera o lucro (L) como a diferença do preço de venda (P) e o custo (C)
Trazendo para a linguagem matemática: L= P-C
Para certo produto, o lucro unitário é igual a 60% do preço de venda. 60% na forma decimal é 0,6, então como é 60% do preço, o lucro é igual à 0,6P. Substituindo L na equação:
0,6P= P-C
Resolvendo a equação temos:
0,6P= P-C -> 0,6P-1P= -C -> -0,4P= -C (Anula os sinais) -> P= C/0,4 (0,4 é 4/10 que é igual à 2/5) -> P=C/2/5 (Repete a primeira e multiplica pelo inverso da segunda) -> P= C * 5/2 -> P=2,5C
Veja, Erlick, eu já havia dado uma resposta. No entanto, ao interpretá-la, eu o fiz de forma equivacada, pois levei em conta que o lucro seria sobre o preço de custo e não sobre o preço de venda. Contudo, alertado que fui pelo usuário Paulo, a quem agradeço e que é um dos respondedores desta questão, vi que a minha interpretação havia sido equivocada e, agora, passo a dar a minha resposta como deveria ser.
i) Veja que o lucro (L) será a diferença entre o preço de venda (P) (note que agora já estamos informando que "P" é o preço de venda. Antes havíamos admitido que "P" seria o preço de custo) e o custo unitário (C). Então teríamos, em princípio, a seguinte lei de formação:
L = P - C
Considerando que "L" é equivalente a 60% (ou 0,6) do preço de venda, então vamos substituir "L" por "0,6P". Fazendo isso, teremos:
0,6P = P - C ----- passando "P" para o 1º membro, teremos:
0,6P - P = - C ------ note que "0,6P - P = - 0,4P". Então ficaremos com:
- 0,4P = - C ----- multiplicando-se ambos os membros por "-1", ficaremos:
0,4P = C ----- isolando "P", iremos ficar assim:
P = C/0,4 ----- note a fração do 2º membro poderá ser reescrita da seguinte forma, o que dá no mesmo:
P = C*(1/0,4) ------ finalmente, note que a divisão "1/0,4 = 2,5". Então ficaremos assim:
P = C*(2,5) ---- ou, o que dá no mesmo:
P = 2,5C <--- Esta é a resposta. Opção "C".
É isso aí e peço desculpas por haver, na primeira vez, interpretado a questão de forma equivocada, ao mesmo tempo em que agradeço ao usuário Paulo pelo "alerta" de que a questão referia-se a lucro sobre preço de venda e não sobre preço de custo. Finalmente, também agradeço à moderadora Camponesa que, a meu pedido, retirou a minha resposta anterior para que eu pudesse recolocá-la, mas agora de forma correta.
Finalmente, deixo registrado o seguinte: não é feio reconhecer enganos cometidos. O feio é não querer dar o "braço a torcer", achando que "ser o tal" é o que vale.
Por isso é que, humildemente, penitencio-me do engano cometido na minha primeira resposta com os devidos agradecimentos ao Paulo pelo seu oportuno "alerta" e à moderadora Camponesa que retirou, a meu pedido, a minha primeira resposta, o que tornou factível recolocá-la agora de forma correta.
OK?
Adjemir.
Qualquer das suas 8603 respostas são uma aula que fica registada no histórico da plataforma acrescentando valor ao conteúdo disponível para consultas futuras.
Para além do mais a sua taxa de erro é das mais baixas de todo o “brainly” e a sua EDUCAÇÃO, a sua HUMILDADE, e a sua DEDICAÇÃO ..são um segundo EXEMPLO para todos os utilizadores quer sejam usuários quer sejam moderadores...
Adjemir um grande abraço pelo seu exemplo