Respostas
Diferente das poesias, os romances românticos queriam atender e responder dúvidas de cunho nacional. É como se tais autores passassem a redescobrir o país. Por isso, em seus enredos, traziam à tona os diferentes espaços da nação. Não era apenas a exaltação das belezas nacionais, mas um aprofundamento das raízes brasileiras. Era uma forma completamente diferente da poesia romântica.
A volta ao passado para explicar fatos do presente era um recurso bem utilizado pelos romancistas. Havia sempre altas doses de sentimentalismo, com histórias de amor que rompiam barreiras. O casamento ou a morte dos personagens principais eram desfechos comuns. O amor não realizado era uma forma de dar suspense e elementos interessantes para a trama. O amor era uma forma de purificação.
Nos conflitos narrativos das prosas românticas o herói sempre estava presente. Os elementos de coragem e idealismo eram narrados de diferentes formas. A moral e a justiça sempre eram pregadas como elementos libertadores. As heroínas também tiveram seus papéis. A ideia de bem e mal era muitos fortes nessa escola literária.
A década de 50 e 60 foram as principais searas onde se desenvolveram os autores românticos. Conheça alguns desses principais nomes. Teixeira e Sousa
-Joaquim Manuel de Macedo
– José de Alencar
– Manuel Antônio de Almeida
– Bernardo Guimarães
– Alfredo Taunay
– Franklin Távora