O behaviorismo como uma escola teórica, seus criadores, tinham o propósito de agregar maior cientificidade aos estudos em Psicologia e buscaram debruçar-se, sobretudo o comportamento observável, em contraposto às teorias psicológicas que se ocupam do estudo dos processos mentais. Leia as sentenças, analise e depois marque a alternativa CORRETA.
Respostas
Olá,
Completando enunciado: I. A perspectiva de Watson na defesa de que a Psicologia deveria se ocupar com os estudos do comportamento por este ser observável, ajudou a Psicologia a ser reconhecida como ciência pelos estudos experimentais realizados por esse autor.
II. Skinner criou a caixa de Skinner, instrumento utilizado para experimentos e fundou o behaviorismo radical.
III. De acordo com o behaviorismo, a aprendizagem ocorre por condicionamento sendo de grande importância o conceito de reforço.
Resposta:
I. Falso. A obtenção do status da psicologia como ciência foi fruto do trabalho de Wilhelm Wundt, e não de Watson como diz o enunciado.
II. Verdadeiro. Skinner é tido como o pai do behaviorismo radical, que inciou-se com o advento da criação da "caixa de Skinner".
III. Verdadeiro. Para a teoria do behaviorismo o reforço é um instrumento importantíssimo para o processo de condicionamento e de aprendizagem.
Apenas II e III.
Abraços!
Resposta:
As sentenças I, II e III estão corretas.
Explicação: