por que é importante que a comunidade científica busque nas comunidades tradicionais o conhecimento sobre plantas medicinais para nortear suas pesquisas?? resposta completa, por favor.
Respostas
O uso de plantas no tratamento de doenças teve início a muitos séculos, quando os índios começaram por meio de observações nos hábitos desenvolvidos pelos animais frente a algum distúrbio em seu organismo. Faziam ingestão de raízes e folhas para combater problemas intestinais; observavam o rigor físico e agilidade de outros animais que se alimentavam de algumas sementes e cascas de árvores, associando tais matérias vegetais como estimulante, entre inúmeros outros hábitos cuidadosamente apreciados.
Assim, os índios foram adquirindo conhecimentos e aperfeiçoando suas habilidades na cura de doenças empregando plantas. Foram desenvolvendo técnicas de preparo do material vegetal para que se tornasse mais eficiente no tratamento do mal que o afligia.
O poder medicinal foi sendo descoberto e atribuído às plantas com o passar dos anos e essas informações foram preservadas por muitos anos passando de geração para geração. Surgiram assim os raizeiros, pessoas que possuem um grande pool de informações sobre plantas medicinais, formas de preparo e propriedades farmacológicas. São considerados uma preciosa e inesgotável fonte de conhecimento para a identificação de plantas raras e fundamentais na pesquisa e desenvolvimento de novos medicamentos.