Respostas
salmão, um peixe carnívoro, é alimentado basicamente com farelo de anchova, arenque e restos da industrialização do peixe. Num contraste gritante em relação à produção de espécies herbívoras, como a carpa e a lampreia, que aliviam a pressão sobre os pesqueiros oceânicos, a produção do salmão na realidade intensifica essa pressão, pois requer até 5 toneladas de pescado para cada tonelada de salmão produzida.
Outra preocupação é que, se o salmão, que é cultivado para um crescimento rápido e não para sobreviver à solta, escapar dos cercados em conseqüência de danos por tempestades ou ataques de predadores, como as focas, pode se acasalar com o salmão silvestre, enfraquecendo sua capacidade de sobrevivência.
Os peixes cultivados em gaiolas "offshore" ou cercados, como o salmão, também concentram grandes quantidades de resíduos, o que por si só representa uma problema de manejo. Por exemplo, os dejetos produzidos pelo salmão cultivado na Noruega equivalem ao esgoto produzido pelos 4 milhões de habitantes da Noruega.
Aquela coloração avermelhada que conhecemos é devido a um pigmento chamado astaxantina. Este pigmento é um carotenóide que é sintetizado por algas e organismos unicelulares que por sua vez são a comida preferida dos camarões. ... Sem comer camarão o salmão de viveiro tem a carne branca como qualquer outro peixe.