Respostas
O Ato adicional de 1834 foi elaborado de acordo com os "partidos" e nele previa o fim do conselho de Estado, autonomia às províncias a partir das assembleias legislativas e criação da Regência UNA. Representa uma vitória para as províncias justamente pela autonomia adquirida pelo Ato adicional de 1834.
_______________________//______________//______________//_______
O Partido Moderado, apelidado de chimangos, passou a representar, unicamente, os interesses dos grandes proprietários agrários. Eram defensores da escravidão; da monarquia moderada, isto é, sem absolutismo; da preservação da unidade territorial do país, e da ampliação da autonomia das províncias. Os líderes mais importantes eram o padre Diogo Antônio Feijó, Evaristo da Veiga e Bernardo Pereira de Vasconcelos.
O Partido Exaltado, apelidado de farroupilhas, passou a representar os interesses das camadas urbanas. Defendiam a ampla descentralização do poder, através da autonomia administrativa das províncias e instauração do sistema federalista. Desejavam substituir a monarquia pelo regime republicano. Seus principais líderes foram Borges da Fonseca, Lélis Augusto May e Cipriano Barata.
O Partido Português, por outro lado, apenas modificou sua denominação para Partido Restaurador, e seus membros foram apelidados de caramurus. Os restauradores tinham como principal objetivo articular o retorno de Pedro 1º ao trono imperial. Defendiam um regime absolutista e centralizador. Seu principal líder foi José Bonifácio de Andrada e Silva.
Os partidos “liberal” e “conservador”, formados ainda no 1º reinado, constituíram o eixo dos grupos políticos brasileiros durante este segundo momento do período monárquico. Os dois partidos tinham ideias semelhantes, ambos defendiam uma base de governo oligárquica, escravista e monárquica, porém encontravam divergências na forma de governar.
Logo no início, em 1840, Dom Pedro II organizou um novo gabinete formado somente por liberais, já que devia a estes a façanha do golpe da maioridade. Os liberais tentaram ao máximo limitar o poder dos conservadores, chegando a ponto de substituir até presidentes de províncias relacionados ao partido conservador.