As civilizações da antiguidade estão separadas de nós por uma distância considerável no tempo e no espaço, mas é comum encontrar referências das civilizações antigas sobre as sociedades posteriores, inclusive na contemporânea. Apesar dessa identificação, até o início do século XX os estudos e pesquisas relacionadas à antiguidade se encontravam limitadas, visto que a história era pensada como uma ciência objetiva e somente documentos oficiais eram utilizados. Com base nessas informações, assinale a alternativa que explique essa limitação:
Alternativas
Alternativa 1:
A limitação decorre do elemento teórico marxista que analisava apenas os elementos de ordem material e econômica.
Alternativa 2:
O conhecimento acerca da antiguidade era limitado, pois as teorias interpretativas impostas pelos estudos linguísticos não conseguiam traduzir os textos antigos.
Alternativa 3:
O limite do conhecimento a respeito da antiguidade se deve ao surgimento da Escola dos Annales que delimitava o conceito de documento e impedia uma maior amplitude documental.
Alternativa 4:
A limitação da história antiga até o século XX decorreu do Positivismo, que delimitava a análise histórica apenas aos documentos escritos e aos feitos políticos.
Alternativa 5:
A delimitação do estudo sobre a antiguidade se deveu ao conceito de nova história que visava abolir dos estudos acadêmicos tudo aquilo que tinha referência à antiguidade, vista como retrocesso.
Respostas
respondido por:
3
Olá,
O Positivismo pregava o formalismo, e em relação as análises históricas buscava apenas por documentos oficiais, mas muitos destes haviam se perdido durante a história, destruídos pelas sociedades emergentes e povos conquistadores, e isso era uma grande limitação para a época.
Somente com uma busca mais ampla e também por conta da arqueologia como instrumento de interpretação histórica é que essa disciplina pode ter grandes avanços nas suas visões.
Alternativa 4.
Abraços!
rogy:
Certamente é essa.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás