• Matéria: História
  • Autor: patrickevandro
  • Perguntado 7 anos atrás

Considere o excerto a seguir:

“As especificidades, tão alardeadas pelos historiadores em torno do estudo da História Antiga, ganharam nova dimensão com a ampliação efetiva de suportes documentais. Segundo Jacques Le Goff (1992), trata-se de uma revolução documental não somente de ordem quantitativa, mas também qualitativa, que permite a valorização de novos objetos de pesquisa.”
VENTURNI, Renata Lopes Biazotto. História Antiga: fontes e métodos. In:____. História Antiga I: Fontes e Métodos. Maringá: EDUEM, 2010, p. 13.

O trecho se refere aos desafios em que o historiador da antiguidade está submetido, ao mesmo tempo em que relata como a ampliação do campo documental ocorrida durante o século XX possibilitou novos conhecimentos. No entanto, para lidar com as novas informações, alguns métodos para a análise de documento se fazem necessários. Sobre esta temática, considere V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:

( ) Para poder analisar adequadamente um documento histórico da antiguidade, é necessário considerar o contexto em que o material se insere.
( ) Para analisar um documento histórico referente a antiguidade não é necessário estudar o conteúdo presente no material, mas sim fazer uma análise do material em que foi composto para verificar sua confiabilidade.
( ) Para que a análise de um documento a respeito da antiguidade seja confiável, é preciso esclarecer os termos específicos que aparecem no conteúdo do material.
( ) Dentre as ações de uma análise de fonte sobre o período da antiguidade é preciso identificar a importância do documento para o período histórico que se deseja estudar.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Alternativas
Alternativa 1:
V, V, V, V.

Alternativa 2:
V, V, F, V.

Alternativa 3:
V, F, V, V.

Alternativa 4:
V, F, V, F.

Alternativa 5:
F, V, V, V.

Respostas

respondido por: ferretti
5

(V) Para poder analisar adequadamente um documento histórico da antiguidade, é necessário considerar o contexto em que o material se insere.

Correto. Analisar o contexto da fonte é tão essencial quanto analisar seu conteúdo, já que é necessário saber sobre o que ele procura versar.


(F) Para analisar um documento histórico referente a antiguidade não é necessário estudar o conteúdo presente no material, mas sim fazer uma análise do material em que foi composto para verificar sua confiabilidade.

Falso. Além de perceber a forma e o material, é fundamental entender o conteúdo da fonte, para que se possa entender mais a respeito de seu contexto.


(V) Para que a análise de um documento a respeito da antiguidade seja confiável, é preciso esclarecer os termos específicos que aparecem no conteúdo do material.

Correto. Compreender detalhes presentes numa fonte ou num material qualquer, é fundamental para que possamos falar de análise histórica, dado que é sobre estes detalhes e indícios que a ciência histórica fala.


(V) Dentre as ações de uma análise de fonte sobre o período da antiguidade é preciso identificar a importância do documento para o período histórico que se deseja estudar.

Correto. Além de compreender conteúdo, forma e produtor, entender a importância do documento em seu contexto é relevante para a composição de narrativas.

Perguntas similares