• Matéria: Direito
  • Autor: CHATSD
  • Perguntado 7 anos atrás

Embora todos os Estados tenham, de modo geral, um mesmo objetivo, que é o de se manter, cada Estado tem, no entanto, uma finalidade que lhe é particular . [...] A expansão era o objetivo de Roma; a guerra, o de Lacedomônia; a religião, o das leis judaicas; o comércio, o de Marselha... Há também uma nação no mundo que tem como objetivo próprio da sua Constituição a liberdade política. MONTESQUIEU. O Espírito das Leis – Livro XV, Cap. 5 Montesquieu afirma que a condição para a constituição um governo, que em por objetivo a liberdade política está fundamentada: Escolha uma: a. na separação e na hierarquização dos poderes de governo, diluindo as atribuições de cada um deles em níveis distintos de exercício de poder. b. no controle e preservação do poder de Estado nas mãos de um único soberano, capaz de conduzir as ações do Estado. c. na separação dos poderes – o executivo, o legislativo e o judiciário, e na equivalência e independência entre eles. d. na sobreposição do poder executivo sobre os demais poderes, porque o exercício do poder político deve ser restrito ao governante;

Respostas

respondido por: maarigibson
3

A alternativa correta é a D.

Os parlamentos tiveram mais poder com as revoluções liberais, pois a função legislativa passou a ser prerrogativa dos parlamentos, não mais pertencendo ao rei. A democracia parlamentar é caracterizada por possuir representantes comuns, mas que não sejam diretamente do povo. Porém, para ele, o executivo ainda deveria se sobrepor aos outros poderes.

Esse aspecto dos representantes comuns, mas que não são do povo, é tratado por Montesquieu. Ele afirma que o povo não é capaz de discutir os negócios públicos, mas essa visão é a mesma da maioria dos autores liberais clássicos. Montesquieu também defende o voto censitário, na prerrogativa que aqueles sem posse não são capazes de decidir com clareza sobre a vida pública.

Perguntas similares