Identificamos, na unidade I, o entendimento do conceito operacional de lazer com a cultura, num sentido mais amplo, perpassa pela compreensão da atitude no tempo disponível. BITTENCOURT GABRIEL, Oldrey Patrick. Recreação e Lazer. Maringá: UniCesumar, 2016. Sobre essa temática, analise as afirmativas abaixo: I. A luta pelo lazer, historicamente, esteve atrelado a luta pelo trabalho. II. Ao longo da história, o tempo ganhou uma possibilidade de status social. III. Apenas pessoas de uma condição econômica menos abastada conseguem usufruir desse tempo. IV. O lazer possui, também, uma relação determinante com as outras âmbitos de obrigações humanas, pois todas elas são parte da mesma cultura. É correto o que afirma apenas em:
Respostas
Olá!
As afirmativas II e IV estão corretas.
O lazer é um tempo que todos usufruir, afinal, todos em algum momento possuem um momento livre, onde podem fazer qualquer coisa.
O tempo livre e não livre ganhou sim um status social, pois nem todos possuem em grande quantidade.
O lazer é um meio de acalmar a mente e dedicar um pouco de tempo a si mesmo, ao próprio bem do individuo, seja através de um Hobbie como a leitura, ou uma pratica física, como um esporte complexo ou apenas uma atividade simples, como a caminhada.
Resposta: I, II e IV, apenas.
Explicação: Livro Recreação e Lazer (Unicesumar) pag 12 e 18.
I - Esta historicidade, para a análise e entendimento do lazer na sociedade contemporânea, deve levar em conta as relações advindas do trabalho no modo de produção capitalista. (Pag 18)
II e III - A articulação do conceito operacional de lazer com a cultura, num sentido mais amplo, necessariamente, passa pela compreensão da atitude no tempo disponível. Este tempo ganhou, ao longo da história, uma possibilidade de status social, pois, em muito, casos, só é possível desfrutar de mais tempo livre com uma condição econômica mais abastada ou tendo alguém que trabalhe para você. (Pag 12)
IV - Além da estreita ligação com o trabalho, o lazer possui, portanto, uma relação determinante com as outras esferas de obrigações humanas, pois todas elas são parte da mesma cultura. (Pag 18)