• Matéria: Filosofia
  • Autor: romildap52ssl
  • Perguntado 7 anos atrás

Considerando que professores e comunidade desejem uma participação maior na construção do Projeto Político Pedagógico da Escola onde trabalham e/ou onde seus filhos estudam, e que isso implique numa maior divisão de poderes com o gestor escola e seus departamentos acadêmicos, quais seriam os caminhos que poderiam ser estudados e discutidos entre todos os envolvidos, visando o convencimento de que esse é o caminho para uma escola democrática e de qualidade, elementos necessários para o enfrentamento, superação das dificuldades que a educação formal se encontra e promoção de uma nova escola que atenda as atuais necessidades de cidadania, de aprendizado e de construção de conhecimentos atrelados com um mundo diverso e com um novo mundo do trabalho em formação? Elabore sua resposta em texto de 10 a 15 linhas.

Respostas

respondido por: MayaraVAssis
19

Bom dia!

O professor deve desenvolver um processo pelo qual o aluno se reconheça através do próprio ensino. Além disso, o processo pedagógico envolve o reconhecimento da comunidade como um todo, seus valores e aspectos intrínsecos, e é ali que ele deve trabalhar.

O aluno não pode ser visto como um banco onde se depositam os conhecimentos, mas como um ser que tem valores éticos e morais e está em pleno processo de desenvolvimento.

Assim, a pedagogia deve gestar-se de maneira a criar um pensamento evolutivo e crítico nos alunos para que eles possam trabalhar isso dentro de suas casas e dentro de sua própria comunidade. A escola deve promover ações que visem a participação dos familiares.

Perguntas similares