o que diferencia o processo de apropriação do território africano pelas potências europeias, ocorridos noa séculos XV e XVI, do que aconteceu a partir do século XIX?
Respostas
Uma das maiores diferenças entre o processo de dominação do continente africano nos séculos XV e XVI e depois no século XX deve-se à forma de exploração humana ocorrida.
No primeiro momento, séculos XV e XVI, os europeus tomaram dos nativos africanos suas terras, seus recursos naturais e seus recursos humanos, escravizando centenas de milhares de homens e mulheres e os comercializando pelo mundo, os quais tiveram como principal destino o trabalho como mão-de-obra escrava nas colonias, sobretudo, americanas.
Já no século XIX adiante, a forma de dominação usada pelas potências europeias "minimizou" a violência explicita e criou uma relação de dependência entre África e Europa. Nesse segundo momento, o interesse europeu era ter mão-de-obra barata e mercado consumidor dentro do próprio território africano, impedindo o desenvolvimento do mercado local, que já estava fragilizado historicamente, através da implantação indústrias de produtos para exportação, por exemplo, as quais não deixavam na África os lucros e benefícios do desenvolvimento e enriqueciam cada vez mais os países europeus.