Quando falamos em sinais de pontuação, e tratamos especialmente de alguns deles, condicionamo-nos a pensar que eles servem apenas para efetuar a pausa, um respiro ao longo da leitura. No entanto, isto não é real, uma vez que eles são a tentativa de imprimir na escrita o que se expressa na fala. Considerando os seus estudos e a afirmação dada, assinale a opção correta quanto ao emprego da vírgula. Escolha uma: a. Nunca nunca nunca direi que ela, é o meu grande amor. b. Estavam em uma casa onde não havia nada nem mesmo o sinal de qualquer que fosse um brinquedo um caderno ou mesmo um lápis. c. Dom Pedro II era, o rei do Brasil, em tempos em que a monarquia já declinava. d. Gostavam, as crianças muito das coisas antigas. e. Ah! Rapaz! Não fique aí triste, solitário, e angustiado.
Respostas
Olá! Espero ajudar!
a. Nunca nunca nunca direi que ela, é o meu grande amor.
Essa está incorreta. Nesse caso, não devemos separar o sujeito do predicado com vírgula. No caso acima -ela- é o sujeito do verbo -ser e seu predicado é - meu grande amor.
b. Estavam em uma casa onde não havia nada nem mesmo o sinal de qualquer que fosse um brinquedo um caderno ou mesmo um lápis.
Essa está errada. Quando temos uma enumeração de itens, devemos separá-los por vírgula.
c. Dom Pedro II era, o rei do Brasil, em tempos em que a monarquia já declinava.
Errada. Não se separa o sujeito de seu predicado. No caso acima -D. Pedro- é sujeito do verbo ser e seu predicado é - o rei do Brasil.
d. Gostavam, as crianças, muito das coisas antigas.
Essa está correta, pois o termo as crianças exerce a função de aposto, ou seja, usado para explicar ou esclarecer o sentido de um nome. No caso Elas (sujeito oculto) gotavam.
e. Ah! Rapaz! Não fique aí triste, solitário, e angustiado.
Errada. Não se usa nesse caso uma vírgula antes do -e.
d. Gostavam, as crianças, muito das coisas antigas.
CORRETA