(fuvest-sp) sobre o emprego go gerúndio em frases como " nós vamos estar analisando os seu dados e vamos estar dando um retorno assim que possível", um jornalista escrevel uma crônica intitulada "Em 2004, gerundismo zero!", da qual extraímos o seguinte trecho
Respostas
Quando a teleatendente diz: "O senhor pode estar aguardando na linha, que eu vou estar transferindo a sua ligação", ela pensa que está falando bonito. Por sinal, ela não entende por que "eu vou estar transferindo" é errado e "ela está falando bonito" é certo.
a) Você concorda com a afirmação do jornalista sobre o que é certo e o que é errado no emprego do gerúndio? Justifique sucintamente sua resposta.
Resposta: Essa é uma resposta de cunho pessoal. Quem concorda com a opinião taxativa do jornalista pode argumentar dizendo que a tentativa de formalizar determinadas falas e a subsequente frustração com o efeito obtido dificulta a comunicação objetiva entre o atendente e o consumidor, por exemplo.
Quem discorda do jornalista pode argumentar dizendo que, embora o emprego do gerúndio não esteja adequado à situação, não se deve tecer uma crítica tão taxativa aos praticantes do gerundismo bem como não se deve julgar o regionalismo, por exemplo.
b) Identifique qual de seus vários sentidos assume o sufixo empregado na formação da palavra "gerundismo". Cite outra palavra em que se utiliza o mesmo sufixo com esse mesmo sentido.
Resposta: O sufixo "-ismo" pode assumir diversos significados, tais como organização (ex.: feminismo = organização de mulheres), patologia (ex.: bruxismo = doença de brúkhein) ou hábito excessivo (ex.: alcoolismo = hábito excessivo de ingerir álcool).
À palavra "gerundismo", podemos atribuir o último sentido para "-ismo". Gerundismo é o hábito excessivo de utilizar o gerúndio.
Espero ter ajudado, um abraço! :)
Resposta: só existe gerundismo no primeiro exemplo, já que a ação não está em curso.
Explicação: fiz na geekie e deu essa a certa